AIChE Student Membership

Boa noite, pessoal! Tudo bem?

Por incrível que pareça, hoje vou falar um pouco sobre Engenharia Química, mais especificamente da filiação ao AIChE – American Institute Of Chemical Engineers. Ele foi o primeiro instituto criado relacionado à profissão de engenheiro químico e tinha intenção de unir os profissionais da área que surgiu e diferenciá-los dos químicos e dos engenheiros mecânicos. Comento sobre ele pois ele tem uma biblioteca virtual interessante que pode ajudar em algumas buscas, e se você se afilia (atualmente o custo anual para o estudante é de 7 US$) também pode escolher 2 dentre diversas divisões de temas para ter acesso às revistas da área. Com a intenção de se apropriar de conhecimentos importantes, por mais que o instituto esteja repleto de propaganda, artigos e pesquisas em áreas de interesse comercial e não social o instituto é um dos melhores meios de o estudante aprender e compreender mais sobre a profissão e a área técnico-científica que nos envolve.

Espero que em breve eu possa fazer uma discussão interessante no blog sobre algum artigo sobre segurança de processos, uma área que tem me interessado muito. Existe a revista PROCESS SAFETY PROGRESS que tem muitos artigos interessantes que podem nos ajudar a entender a realidade (um pouco escondida) sobre acidentes nas indústrias químicas. Existe a análise de alguns acidentes muito interessantes e artigos sobre metodologias para análise de riscos de acidentes, tanto para unidades industriais específicas como gerais.

Aproveito para agradecer à Profª Drª Vânia Irene Stonoga, por fazer me interessar pela área em razão de seu discurso diferenciado, que ressalta a importância do engenheiro para os trabalhadores como um todo.

Aqui segue o documentário sobre um dos maiores acidentes industriais do mundo, na cidade de Bophal (Índia)..

 

Acho que é isso,

abração!

 

 

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Acadêmico, Tecnologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s