Importância do planejamento estratégico pessoal

Depois de um longo período de férias que poderia ser maior, é importante recomeçar as atividades em bom ritmo e tudo para que o restante do ano seja mais estável que os que passaram. Para isso, é interessante que, conforme os objetivos de cada um, seja elaborado um planejamento estratégico pessoal muito bem estudado. Isso parece difícil, porém só parece.

Nas empresas a intensão do planejamento estratégico é definis plano, metas e ações para atingir objetivos-alvos definidos e estudados a partir da análise das condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Para uma pessoa física, ele pode ser visto dessa forma também, mas principalmente como uma ferramenta básica de orientação, por assim dizer, e também eficiência. Defina Objetivos, Metas dentro desses objetivos e ações para realizar as metas para que seu objetivo seja alcançado.hehe Um tanto engraçado mas a literatura poderá te ajudar melhor nisso. Participei de cursos sobre planejamento estratégico empresarial porém meu embasamento émais intuitivo e teoricamente básico (Decidi parar de trabalhar para estudar mais, então não coloquei mais tanto os conhecimentos em prática). Dessa forma, passei alguns links durante este post e gostaria também de comentar que, mesmo um PE simples, pode te trazer muito sucesso durante o ano, em qualquer coisa que queira se desenvolver.

Por exemplo o meu planejamento estratégico é muito básico ee intuitivo, qualquer um pode seguir passos simples ou complexos conforme seu conhecimento. Normalmente a análise SWOT é feita em empresas e sozinho prefiro mais fazer um apanhado geral dos problemas e facilidades que encontrarei durante o ano para cada objetivo definido.

“ah, um objetivo para mim este ano é começar a participar de campeonatos de bicicleta, para isso uma das metas que devo atingir é realizar treinos para manter o condicionamento e também devo estar a par do calendário de eventos. para essas duas metas preciso guardar espaço da semana para treinar de bike, treinar periodicamente e acompanhar a evolução e devo encontrar a(s) federação(ões) de ciclismo para fazer um calendário de provas.”

coisas simples como essas podem facilitar tanto, você pode até achar estranho, mas não tem idéia. Outra coisa, não tem tanta coisa que julgo relevante demais na internet com relação a isso, então creio que seja melhor procurar na real literatura mesmo.

Abraço.

Deixe um comentário

Arquivado em Acadêmico, Pensamentos Relevantes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s