Pedal de verão – Joinville à Barra do Sul

Pois é pessoal, como o clima ultimamente tem permitido, novamente vou falar sobre um passeio de bike muito interessante e agora um pouco mais longo: Um pedal de joinville até o município de Balneário Barra do Sul, uma das praias mais próximas da cidade.

Agora por que Barra do Sul? Tem algo interessante lá? Algo que possa chamar atenção? Bom, eu frenquento essa praia desde que me conheco por gente e ela é uma das mais tranquilas, limpas e diversificadas.Essencialmente pesqueira e com quase 8000 habitantes, o município se encontra a 45Km de joinville, mais ao Sul. Tem 12Km de extensão em praias e é muito limpa, porém mais brava que o normal.

Por lá passa o canal do linguado e desagua no oceano, trazendo um grande espaço de lazer e comércio: Na entrada do município, durante a temporada, há aluguel de pedalinhos e caiaques na lagoa e na boca da barra (local onde se encontra com o mar) é muito legal pra pescar e ir até a ponta do molhe. Além disso há duas pequenas feiras de peixes, as quais como toda feirinha tem coisas boas, mas também muito ruins.

O caminho mais comum até lá é através da rodovia BR 280. A rodivia não é duplicada mas não há problemas em passar por lá de bike, bem tranquilo, mesmo assim o movimento de grandes caminhões de carga deve ser um ponto a ser dito (isso por causa do porto, em São Francisco do Sul)… de qualquer forma a preferência e passar por lá mais cedo pra que o caminho seja com mais segurança. Quando se passa do posto Sinuelo (aprox 2Km) há uma placa indicando o caminho para Barra do sul. Vire à direita e você seguirá em uma estrada asfaltada sem acostamento, é um trecho pequeno, porém tenha cuidado (por isso da importância de passar por esses caminhos mais cedo). Quando há uma bifurcação na estrada, quase como um trevo, é necessário entrar na estrada antiga a esquerda, de chão, mais segura e divertida.  Caso você siga calmamente o caminho sem virar em nemhuma nova rua, você sairá denovo no asfalto, mas já perto da lagoa, e praticamente a entrada de barra do sul. O legal por lá, pra quem gosta de remar, é deixar a bike e pagar 5 reais por 1hora de caiaque. É uma experiência muito boa, dá pra chegar até o manguezal do outro lado, sem contar do Bar flutuante que tem por lá (está quase falindo, espero que surja outro dono). É realmente um passeio MUITO divertido.

Seguindo mais a frente pela rua principal, você passa a ponte e está praticamente no “centro” de barra do sul. Chegando próximo do supermercado Tatinha, a maioria das ruas à direta te levarão à praia e, caso você siga em frente, chegará até a boca da barra, um bom lugar pra deixar a bike e aproveitar a lagoa e a praia (pode escolher, pois é tudo bem perto).Na boca da barra há também o Hotal bandeirantes, que serve vários pratos muito bons e é uma boa pedida pra quem quer comer bem, é um pouco mais caro…

Então, agora é só se programar e ver o que mais barra do sul pode te oferecer. Espero que essa mini apresentação do pequeno passeio possa te incitar a fazê-lo, justamente por que o importante é aproveitar o que se tem por perto da cidade onde moramos, e ainda por cima fazer com muita saúde.

Abraços

Novamente: em dias muito quentes e de finais de semana, evite a boca da barra. O lugar fica muito cheio e por vezes é muito barulhento. Por ser próximo de joinville, Barra do Sul é uma alternativa barata de praia para muita gente.

1 comentário

Arquivado em Aventura, Ciclismo

Uma resposta para “Pedal de verão – Joinville à Barra do Sul

  1. Pingback: Baln. Barra do Sul « Tempo que falta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s