Estrada do Piraí – Um bom pedal para aproveitar

Hoje refiz um pedal comum de minha vida: Fui até o rio Piraí no “Recanto das Cachoeiras” (não gosto de chamar com esse nome, falo somente Piraí) para refrescar as idéias. O Turismo EcoRural no Piraí está localizado no oeste da cidade de joinville e dista de aproximadamente 21Km do centro da cidade. Para os mais desinformados, ir até o piraí é um dos pedais mais fáceis e seguros, por assim dizer, de se fazer.

Para a maioria dos ciclistas o caminho começa na rua XV de Novembro, a qual é atravessada até o fim na direção oeste (em encontro a BR-101). Ao Final, uma estrada de chão se inicia, chamada estrada Blumenau. Após aproximadamente 300 metros após o início da estrada, o pórtico do Turismo Rural de joinville já se apresenta na primeira direita. Agora a estrada é a Comprida, a qual nos leva até os rios e diversos outras atrações  (Parques Aquáticos e cafés rurais).

Em geral é melhor partir cedo quando se é ciclista, para evitar o sol forte pois há pouca sombra durante o caminho. Além disso a rua XV de novembro na região do Bairro vila Nova é muito movimentada: mesmo com a presença das importantes ciclovias, há trechos críticos em não há ciclovia. Sem contar que alguns motoristas ainda não entendem a função do espaço dos ciclistas.

Aos que tem muita sede ou ainda pretendem comprar algo antes de chegar ao ponto final, há um pequeno supermercado no final da rua XV, ao lado de um posto de gasolina, que pode ajudar muito em algum caso de emergência ciclística. heheheh

Nas cachoeiras, há uma propriedade privada que dispõe de boa área de estacionamento, piscina e uma pequena lanchonete. Custa 3 reais a visita e há uma trilha que segue até as cachoeiras: Escorregador, Garganta e a maior de todas (não sei o nome). Todas são muito legais e a Garganta é a que mais mete medo, de qualquer forma todo o caminho da água é lindo, principalmente em dias muuito ensolarados.

Uma dica, vá até a cachoeira do escorregador e desca um pouco mais. há uma cachoeira ótima e muito aconchegante.Há um salto legal e também é possível ficar embaixo da queda, que faz praticamente uma massagem em você.

Evite ir em finais de semana com dias MUITO quentes e ensolarados, vai muita gente e muita gente mal educada, que só vai pra badernar. Prefira as manhãs.

Alertas – não importa qual a situação, nunca salte de cabeça nos pontos em que é possível saltar. Sempre salte atingindo primeiramente os pés na água. Além disso verifique o chão pois as chuvas mudam facilmente a organização das pedras do rio.

Preserve e não polua, traga sempre uma sacolinha para levar o lixo pra casa, o piraí é um lugar bonito demais para ser destruído.

Aqui estão algumas fotos do local, antigas e de não tão boa qualidade, mas são ótimas pra mostrar a beleza do piraí!

4 Comentários

Arquivado em Aventura, Ciclismo

4 Respostas para “Estrada do Piraí – Um bom pedal para aproveitar

  1. Ivone

    Adorei, a forma como vc descreve me deixou com muita vontade ce conhecer este lugar maravilhoso

    • Circuito Piraí

      Ivone, o Piraí é realmente lindo! Vc sabia que agora o circuito piraí é oficial? Dá uma olhadinha lá no turjoinville.com.br/downloads e baixe a cartilha😉 Está tudo sinalizado, vc pode alugar bikes e o café colonial..hummm maravilhoso!!! Vale a pena conhecer :*

  2. Cara, você me lembrou o meu tempo de faculdade (FEJ, engenharia mecânica, 1983 – 1988), quando íamos ao Piraí tomar banho. Naquela época completamente deserto! Valeu pela lembrança.

    Um abraço,

    renato

  3. carine

    Já fui nesse lugar.. para mim é o lugar mais lindo de todo o Piraí. Vale muito a pena conhecer. É longe pra caramba, mas vale cada metro de poeira que você vai comer no percurso. rsrsrsr

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s