ska e o verão.

Após um recesso, é bom relembrar e exaltar a estação presente, justamente por que muita gente não tem a chance de ter um verão bom como esse que temos: digo, não é tão quente quanto outros lugares e temos ótimas praias a disposição. hahah

Uma forma de descansar e aproveitar melhor a estação é ouvindo músicas legais e que se enquadram bem ao momento. Um dos estilos que mais me lembra o verão é o Ska. Precursor do reggae, ele veio de uma grande mistura de estilos caribenhos e estadunidenses como o Mento e o rhythm and blues, respectivamente (além do calipso e rocksteady). Surgiu na Jamaica ao final da década de 50 e tem como principal referência a banda Skatalites, surgida em 1964.

Interessante ressaltar antes de falar mais sobre o Ska, o Mento foi crucial para o surgimento do ska e reggae e sem ele não haveria tantas bandas interessantes. O engraçado é que a maioria dos fans desse estilo não conhecem o mento e nem mesmo sabem que um estilo “folclórico” jamaicano.

Estilo com batidas fortes e de guitarra compassada, e tem a presença de instrumentos de sopro, o que torna muito interessante. Inicialmente tinha tom agressivo e era uma forma de os jovens pobres da jamaica espairecerem. As letras tinham traços de marginalidade e tratavam da discriminação dos chamados Rude Boys.

Bandas como Sublime, The Slackers e a própria Skatalites são extremamente curiosas e vale a pena ouvir. No momento, o ska-punk da Sublime é que me voltou a atenção. Famosos pela “Santeria” que bombou nos anos 90, eles tem muitos álbums e músicas mais empolgantes ainda.

Não custa ouvir e fazer jus ao verão, pois tudo isso me lembra esse ótimo período de férias. haha

abraço! boa praia!!

Deixe um comentário

Arquivado em Música

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s