Para ciclistas novatos e viajantes, coisas que se deve saber.

Olá pessoal, depois de muito tempo sem escrever, decido por tomar um tempo de descanso e vadiagem para pesquisar sobre fatores importantes e coisas que você deve saber quando se quer fazer uma grande viagem de bike.

Os temas que vou comentar e mostrar vídeos estão diretamente relacionados aos cuidados com a bicicleta quando em uma grande viagem, a qual provavelmente exigirá de você e da bike um pouco mais que o normal. É por isso que conhecimentos sobre conserto e ajuste básicos são extremamente importantes para um rolê calmo e sem stress!!

0 – Posição do selim e do guidon e tamanho do quadro:

A altura do celin deve fazer com que, sentado, você consiga pedalar esticando quase totalmente sua perna, a fim que que haja menor desgaste do corpo e maior eficiência na pedalada.

O guidon deve estar posicionado de forma que sua coluna esteja de forma a não exigir demais de seu corpo e não causar desgaste desnecessário. Isso depende um pouco do tipo de bike que você usa e para quê você usa, pois para bikes de passeio, uma coluna ereta é muito mais confortável,mas uma coluna levemente inclinada para uma trilha também traz maior conforto e eficência para o ciclista. (procurem mais sobre isso, é realmente importante).

Tudo isso também está juntamente relacionado ao tamanho do quadro que você usa, pois quadros maiores terão uma distância maior entre o guidon e o celin

1- Como trocar  marchas em uma mountain bike.

De uma forma muito simples, o vídeo demonstra e explica como utilizar os raios grandes e pequenos dos câmbios traseiro e dianteiro. O que ele não explicou é sobre a tensão indesejada na corrente ocasionada pela utilização de um raio grande no câmbio traseiro e um pequeno no dianteiro (ou vice-versa): caso eu use a bike e pedale dessa forma, você perceberá que a corrente estará bem “torta” por assim dizer e isso pode afetar um pouco o desempenho e a durabilidade da corrente, porém não é necessário extremo cuidado.

2- Reparos em pneus e câmaras (Kit de remendo)

Talvez um dos fatores mais importantes para evitar inconvenientes durante a viagem, estar preparado para problemas com pneus e  câmaras está sempre na lista do ciclista. Para pneus furados e reparos com câmaras, tem-se o kit de remendo, o qual é prático e fácil. Não esqueça das espátulas para tirar e recolocar o pneu (às vezes é necessário comprar avulsas). Para o pneu, quando pequenos rasgos, ele aguentará caso se utilize um pedaço de silver tape. De qualquer forma, quando o pneu é danificado, é necessário trocar o mais rápido possível, pois o problema pode se agravar. (não sei se há reparo para pneus, mas quando ocorre comigo eu os troco).

Video 1 – introdução ao kit de remendo (mostra o que tem)

Video 2 – Reparando a câmara com o kit

Video 3 – Reparando a câmara com o kit 2

Video 4 – Remoção da roda para reparo

Video 5 – Recolocando a roda

3 – Ajuste de Freios

Fator muito importante e talvez um dos mais simples de se realizar. O vídeo é auto-explicativo, porém caso se tenha um tipo diferente de freio os mecanismos são diferentes. Mesmo assim, o princípio é o mesmo: é necessário ajustar a tensão do cabo de freio e distância da pastilha ao aro.

Video 6 -bComo ajustar freios

4 – Ajuste do câmbio

Ainda tenho coisas a aprender sobre o ajuste do câmbio, entretanto há várias formas (simples e rápidas ou complexas e precisas) de se fazer isso. Quando em uma viagem, o melhor a se fazer é ajustar os descarilhadores com os ajustes do guidon (quase como os ajustes do freio, vide video 6). para um melhor ajuste você aperta ou afrouxa os parafusos reguladores ou ajusta a tensão nos cabos de câmbio. há muitos videos sobre isso e passo alguns pra vocês aqui:

Video 7 – Como ajustar o descarrilhador traseiro (esse cara fala com muito sotaque)

Video 8 – Como ajustar o descarrilhador traseiro 2

Video 9 – Como ajustar o descarrilhador dianteiro

5 – Limpeza da bike

Bom, tem tanta coisa que creio que seja melhor dar uma parada por aqui, espero que ajudem esses videos e minhas breves orientações! O melhor é que cada vez mais, mais pessoas começem a andar de bike e desfrutar de uma brisa maravilhosa hahahahah🙂

Desculpem por possíveis equívocos e erros, espero que gostem e se ficarem mais interessados, procurem mais fontes sobre o assunto. Quanto mais bem cuidada, maior a durabilidade de eficicência da bike, sem contar no maior afeto do dono com a bichinha, haha.

Abraço!

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Arquivado em Aventura, Ciclismo

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